Pesquisar este blog

sábado, 18 de junho de 2016

Filmes sobre o conflito entre Israel e Palestina

Assunto sempre presente na mídia, conflito que se estendeu por todo século XX e perdura até os dias atuais. Seguem alguns ótimos filmes que indico, que através da visão dos protagonistas tentar mostrar um pouco como cada lado reage e vive com o embate.


Uma garrafa no mar de Gaza

Este filme é uma pérola num mar de filmes apáticos que recompensa os que o descobre. Tal, Jovem francesa judia de 17 anos moradora de Jerusalém, insiste em questionar por que seu povo vive na angústia de um possível ataque a pessoas inocentes em seu país. A apenas 60 milhas vive Naim, palestino de Gaza que como outros jovens da região veem os israelences como inimigos. De forma inusitada os dois começam a se corresponder e, de um início cheio de ceticismo e ironismo, surgem lições de vida para cada um. O filme não toma partido do conflito nem entra nos velhos clichês, pelo contrário é mais realista, porém não deixa a esperança de lado. Sem estragar qualquer surpresa não posso deixar de dizer que o desenrolar do filme deságua em um final surpreendente merecedor de aplausos.

http://www.imdb.com/title/tt2082496/?ref_=fn_al_tt_1

O filho do outro

Mais uma vez o conflito aqui é tratado de forma mais humana e não política. Filmes com belas imagens e cenas emocionantes, que põem em xeque ideologias e amor, independente de onde a pessoa tenha nascido. O que você faria se soubesse que era filho de pessoas que são historicamente suas inimigas? Um detalhe é que nestes filmes já começam a aparecer alguns atores que atuaram em outros aqui listados, no caso Uma garrafa no mar de Gaza e Beautfort.

Baseado em fatos reais, narra a luta de uma mulher (á ótima Hiam Abbas, de A noiva Síria) solitária que vive na Cisjordânia e luta para manter sua plantação de limões. A partir do momento em que nada menos que o ministro israelense torna-se seu vizinho, ela irá mostrar a força de uma mulher e do que ela é capaz. Obviamente os limões não são o tema principal, e o cerne é a lição de como podemos conviver de forma pacífica independente de que lado do muro nascemos.

Este trata especificamente de embate entre Israel e o grupo libanês hezbollah. Tem como principal ator o mesmo do O filho do outro. Com a missão de proteger o Castelo de Beaufort em uma montanha no sul do Líbano, jovem oficial, com temperamento genioso, se vê em conflito interno e preocupado com um iminente ataque inimigo. Filme de guerra silencioso que põe em xeque a real necessidade desta missão.


http://www.imdb.com/title/tt0758732/?ref_=fn_al_tt_1


Belém - Zona de Conflito

Diferente dos outros filmes aqui listados este tem um perfil um pouco mais tenso e de ação. Jovem palestino é recrutado aos 15 anos por Razi, um oficial do serviço secreto israelense, como informante palestino. Porém a situação se complica quando o serviço secreto israelense descobre o seu envolvimento em práticas palestinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário