Pesquisar este blog

sábado, 23 de julho de 2016

Equals - Ficção científica sem originalidade

Nicholas Hoult e Kristen Stewart, amor impossível
Depois de assistir a diversos filmes você termina relacionando um ao outro, procurando semelhanças na história e até mesmo no figurino. Não que Equals (2015) seja um filme ruim, mas inevitavelmente me lembrou outros. Bem, vamos falar primeiro deste novo. No futuro, as doenças foram erradicadas e a sociedade vive pacificamente, o grande porém é que todos são privados de possuir emoções. Aí que surge uma doença que ativa os sentimentos reprimidos de emoção e todos que são diagnosticados com ela são submetidos a um tratamento mais que suspeito. No caminho de Silas (Nicholas Hoult) surge Nia (Kristen Stewart), e a partir daí um sentimento visceral toma conta dos dois que buscarão uma forma de driblar um regime opressor. 

Achei que o filme centra muito nos dois de forma quase que em close, não dando muito espaço para outros personagens ou tramas paralelas. Hoult, que arrebentou em Mad Max como o careca branquelo Nux, vai navegando por novos mares e desfrutando do sucesso. Já Kristen Stewart ficou esteriotipada como a Bela de Crepúsculo, mas acho injusto, vou dizer porquê. Tudo bem que quase sempre ela está com a mesma cara, mas já tem no currículo filmes alternativos e aclamados. Já foi a roqueira Joan Jett em The Runnaways, uma stripper em Corações Perdidos, ousou em Na Estrada e leva muito bem o ótimo Férias Frustradas de Verão, além de Para sempre Alice, ótimo drama com Julianne Moore, e Acima das Nuvens, filme francês.

Por que eu citei que o filme não é original? Numa rápida retrospectiva na minha memória cinematográfica identifiquei alguns semelhantes. Abaixo, uma lista de filmes que mostra um futuro distópico de onde Equals bebe da fonte. Reparem como a inibição de sentimentos está em praticamente todos. Alguns desprezíveis outros recomendáveis, deixo aqui um resumo para vocês se identificarem e decidirem o que ver, até a próxima!


http://www.imdb.com/title/tt3289728/?ref_=fn_al_tt_1


1984 - Romance em meio a um regime controlado com mão de ferro pelo partido comunista. Relacionamentos são proibidos, pois se deseja eliminar o libido na população.

John Hurt em ficção de George Orwell

http://www.imdb.com/title/tt0087803/?ref_=fn_al_tt_1

THX - 1138 -  Século XXV. A humanidade vive abaixo da superfície da Terra, em uma sociedade onde os robôs são a força policial e as pessoas se divertem através da TV holográfica. Todas as pessoas tomam drogas diariamente, de forma a controlar as emoções e manter a paz. Com Robert Duvall e Maggie McOmie. A direção é de um jovem na época chamado George Lucas.

Robert Duvall perseguido.
http://www.imdb.com/title/tt0066434/?ref_=fn_al_tt_1

A IlhaEcho (Ewan Mcgregor) é um morador de um rigorosamente controlado complexo em meados do século 21. Mas Lincoln logo descobre que tudo sobre sua existência é uma mentira e com Jordan (Scarlett Johansson) ele procura a Ilha em busca da verdade.


Ewan Mcgregor e Scarlett Johansson com figurino padrão
http://www.imdb.com/title/tt0066434/?ref_=fn_al_tt_1

Equilibrium Num futuro incerto, a raça humana foi quase totalmente devastada da Terra. Para salvar o mundo, os governantes decidiram criar uma droga capaz de inibir o sentimento humano e garantir a paz para sempre. 


Christina Bale como policial linha dura 

O Doador de MémoriasUma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada de armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria

Futuro em sem emoção e preto e branco
http://www.imdb.com/title/tt0435651/?ref_=fn_al_tt_1

Nenhum comentário:

Postar um comentário