Nicholas Hoult e Kristen Stewart, amor impossível |
Depois de assistir a diversos filmes você termina relacionando um ao outro, procurando semelhanças na história e até mesmo no figurino. Não que Equals (2015) seja um filme ruim, mas inevitavelmente me lembrou outros. Bem, vamos falar primeiro deste novo. No futuro, as doenças foram erradicadas e a sociedade vive pacificamente, o grande porém é que todos são privados de possuir emoções. Aí que surge uma doença que ativa os sentimentos reprimidos de emoção e todos que são diagnosticados com ela são submetidos a um tratamento mais que suspeito. No caminho de Silas (Nicholas Hoult) surge Nia (Kristen Stewart), e a partir daí um sentimento visceral toma conta dos dois que buscarão uma forma de driblar um regime opressor.
Achei que o filme centra muito nos dois de forma quase que em close, não dando muito espaço para outros personagens ou tramas paralelas. Hoult, que arrebentou em Mad Max como o careca branquelo Nux, vai navegando por novos mares e desfrutando do sucesso. Já Kristen Stewart ficou esteriotipada como a Bela de Crepúsculo, mas acho injusto, vou dizer porquê. Tudo bem que quase sempre ela está com a mesma cara, mas já tem no currículo filmes alternativos e aclamados. Já foi a roqueira Joan Jett em The Runnaways, uma stripper em Corações Perdidos, ousou em Na Estrada e leva muito bem o ótimo Férias Frustradas de Verão, além de Para sempre Alice, ótimo drama com Julianne Moore, e Acima das Nuvens, filme francês.
Por que eu citei que o filme não é original? Numa rápida retrospectiva na minha memória cinematográfica identifiquei alguns semelhantes. Abaixo, uma lista de filmes que mostra um futuro distópico de onde Equals bebe da fonte. Reparem como a inibição de sentimentos está em praticamente todos. Alguns desprezíveis outros recomendáveis, deixo aqui um resumo para vocês se identificarem e decidirem o que ver, até a próxima!
http://www.imdb.com/title/tt3289728/?ref_=fn_al_tt_1
1984 - Romance em meio a um regime controlado com mão de ferro pelo partido comunista. Relacionamentos são proibidos, pois se deseja eliminar o libido na população.
John Hurt em ficção de George Orwell |
THX - 1138 - Século XXV. A humanidade vive abaixo da superfície da Terra, em uma sociedade onde os robôs são a força policial e as pessoas se divertem através da TV holográfica. Todas as pessoas tomam drogas diariamente, de forma a controlar as emoções e manter a paz. Com Robert Duvall e Maggie McOmie. A direção é de um jovem na época chamado George Lucas.
Robert Duvall perseguido. |
A Ilha - Echo (Ewan Mcgregor) é um morador de um rigorosamente controlado complexo em meados do século 21. Mas Lincoln logo descobre que tudo sobre sua existência é uma mentira e com Jordan (Scarlett Johansson) ele procura a Ilha em busca da verdade.
Ewan Mcgregor e Scarlett Johansson com figurino padrão |
http://www.imdb.com/title/tt0066434/?ref_=fn_al_tt_1
Equilibrium - Num futuro incerto, a raça humana foi quase totalmente devastada da Terra. Para salvar o mundo, os governantes decidiram criar uma droga capaz de inibir o sentimento humano e garantir a paz para sempre.
Equilibrium - Num futuro incerto, a raça humana foi quase totalmente devastada da Terra. Para salvar o mundo, os governantes decidiram criar uma droga capaz de inibir o sentimento humano e garantir a paz para sempre.
Christina Bale como policial linha dura |
O Doador de Mémorias - Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada de armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria
Futuro em sem emoção e preto e branco |
Nenhum comentário:
Postar um comentário