Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O Massacre de Guernica - Filme e pintura juntos

O pintor Pablo Picasso criou uma das suas obras mais emblemáticas para mostrar as atrocidades do bombardeio alemão à cidade espanhola de Guernica em 1937 durante a guerra civil espanhola. Um ataque covarde que durou 4 horas e vitimou cerca de 1.500 desta singela cidade. O painel se chama Guernica e hoje se encontra no museu de Madri. 


Gernika de Pablo Picasso
 
O filme de mesmo nome foca na relação entre Henry (James D´arcy), correspondente americano desiludido com a profissão e Teresa (Maria Valverde), que trabalha para a República e é encarregada de supervisionar as notícias que os jornalistas podem ou não enviar ao exterior. O jornal se opõe aos nacionalistas a serviço do general Francisco Franco.

Desde a primeira cena a presença marcante da atriz Maria Valverde se destaca, e possivelmente iremos vê-la em novas produções. Uma personagem forte com sentimentos reprimidos que encontra uma saída no bem-sucedido e cínico escritor Henry. 


Maria Valverde e James D´arcy - amor nas trincheiras
Uma história de amor durante um evento marcante da história, que ainda mostra um pouco do dia a dia da imprensa no trabalho de cobertura de uma guerra, com toda a dificuldade da época e a exposição aos riscos que passavam. Um ótimo filme que se apoia na história e na arte, e por que não criando a sua própria arte também!

Voltando ao quadro, existem algumas curiosidades sobre ele, segue uma delas. Enquanto morava em Paris, Picasso sofreu uma revista no seu apartamento por um oficial nazista que perguntou ao artista: - Foi você quem fez isso? E Picasso responde: - Não, vocês o fizeram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário