Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de julho de 2018

1945 - Feridas da guerra



O título já diz bastante, ano do final da segunda guerra, retorno dos que sobreviveram e encontro com os que ficaram. Numa pequena vila húngara a chegada repentina de dois judeus causa furor entre os habitantes. Carregando dois caixotes eles caminham silenciosos pelas ruas, onde os moradores se preparam para um casamento, sempre na vigilância de soldados soviéticos. Será que eles estariam ali para reivindicar esses bens? Vingança? No silêncio dos seus passos, nas suas faces cerradas, nada a revelar. 


Judeus de volta para casa - Segredos escondidos
O fio condutor da narrativa é o secretário da cidade que exerce uma função caricata de um machista, antissemita e cínico, exercendo poder na pequena comunidade. Ele é o pai do noivo e influente nas polícias e soldados, subornando todos a quem ele deseja alguma coisa.

Para fugir da temática comum de filmes da segunda guerra, o diretor húngaro Ferenc Török evita mostrar massacres, trens com judeus ou nazistas sádicos. Ele aborda um outro lado do antissemitismo redistribuindo as responsabilidades e culpas entre os que participaram desses massacres. Durante a ocupação nazista judeus foram levados, muitas vezes por denúncias dos próprios moradores que se apossaram de seus bens expropriados.

Reflexão de cada um

Não se trata de um grande filme, mas com sua simplicidade mostra um outro lado da guerra não explorado normalmente. Nos deixa refletindo sobre outros fatos da guerra, onde ficaram escondidos segredos e trapaças oportunistas daqueles que se omitiram em tamanha tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário